Alfabetização para Jovens e Adultos em Itambi




A Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria de Educação e Cultura, realizou na noite desta quinta-feira (25/03) a aula inaugural de Educação para Jovens e Adultos – EJA na Escola Municipal José Ferreira, em Itambi. Ao todo estão matriculados 40 alunos, divididos em turma de alfabetização, cuja duração é de 1 ano.  Ainda há vagas para os interessados.

O EJA é um projeto que têm o objetivo de resgatar a cidadania e melhorar a colocação dos jovens e adultos para o mercado de trabalho, podendo a matrícula ser feita a partir dos 15 anos de idade. A noite foi de muita emoção para todos os presentes à solenidade. Os alunos deram seus depoimentos de motivação por darem este grande passo em suas vidas.

"Quando criança não tive oportunidade de estudar, a vida no interior era muito sofrida, quando se completava 8 anos tínhamos que trabalhar para ajudar a família. Hoje eu agradeço a Deus e a professora Ângela que nos trata com muita paciência e carinho”, disse a aluna Maria José, ressaltando que não saber ler hoje em dia é como ser uma pessoa cega.

Para a secretaria de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa, quando assumiu o governo, havia 800 alunos matriculados em turmas de EJA. Hoje são 2.500 alunos na rede pública de ensino no município de Itaboraí. ”É isso que o prefeito Sérgio Soares nos cobra todos os dias, uma Itaboraí 100 % alfabetizada”, disse Rosana.

De acordo com a coordenadora do EJA no município, Sandra Saluci, com está escola são 16 no município que contam o projeto. “Fico feliz em ver que o EJA está ganhando força em nosso município. Não vamos medir esforços para que no próximo semestre mais escolas tenham a implantação do projeto”, concluiu Sandra.



0 comentários:

Postar um comentário