Saúde de Itaboraí ganhará UPA 24 horas em breve




O prefeito Sérgio Soares e os secretários municipais de Saúde e de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Therezinha Freitas e Sérgio Roberto Soares, visitaram, nesta quarta-feira (12 de maio), o terreno onde a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está sendo instalada, no distrito de Manilha. A UPA 24 horas foi viabilizada através de uma parceria entre a Prefeitura, que cedeu o terreno de 1.500m², e os Governos do Estado e Federal, responsáveis pelo projeto e execução da obra.

A unidade irá atender aos 7º e 3º distritos de Itaboraí (Manilha e Itambi), melhorando a distribuição de pacientes atendidos na cidade. A UPA a ser instalada na cidade é classificada como de nível três, com capacidade para atender uma região com mais de 200 mil habitantes. Os recursos são do Ministério da Saúde, que disponibilizou quase R$ 4 milhões para a construção e compra de equipamentos.

O principal objetivo é descentralizar e desafogar o atendimento emergencial do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior e oferecer mais qualidade na assistência médica à população”, afirmou Therezinha Freitas.

A UPA de Itaboraí terá capacidade estimada para até 600 atendimentos diários. Os pacientes poderão fazer consultas, exames e ainda receber medicamentos. A unidade conta com consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de exames de Raios-X e laboratoriais, salas para sutura, medicação e nebulização. Também terá 19 leitos de observação para adultos e crianças.

O prefeito avalia a instalação da UPA como prova do compromisso dos Governos do Estado e do Município com a saúde da população de Itaboraí. “Esta obra é fundamental para ampliar a capacidade de atendimento médico aos moradores, principalmente aos que residem em Manilha e Itambi. A UPA vai ajudar a minimizar essa demanda reprimida e poderá atender mais pessoas, com melhor qualidade e capacidade, contribuindo para que toda a rede de saúde funcione melhor”, afirmou Sérgio Soares. A previsão de entrega da obra está marcada para final de junho, salvo atrasos provenientes das condições climáticas.

Também participaram da visita o vice-prefeito, Rafael Vitorino; o secretário de Governo e Chefe de Gabinete, Luiz Vieira; a subsecretária de Atenção Básica, Lydiane Salles, e o engenheiro responsável pela obra, Luis Eduardo Coelho Santana.




0 comentários:

Postar um comentário